Foto: Política Livre/Arquivo
A senadora Lídice da Mata entrou no radar do PT como nome para enfrentar ACM Neto em outubro 28 de maio de 2016 | 10:12

PT pensa em lançar nome próprio ou apoiar Lídice em Salvador

exclusivas

Praticamente convencido de que o PCdoB não arredará pé na decisão de lançar a candidatura da deputada federal Alice Portugal à Prefeitura de Salvador, o PT passou a trabalhar com dois cenários para a sucessão municipal na capital baiana: apresentar candidato próprio ou apoiar a candidatura da senadora Lídice da Mata (PSB) às eleições municipais.

O PT tem entre seus pré-candidatos o vereador Gilmar Santiago, o deputado federal Valmir Assunção e o ex-ministro Juca Ferreira, nome preferido do ex-governador e ex-ministro Jaques Wagner que, entre os três, reúne hoje as melhores condições de se viabilizar como candidato internamente. Para evitar uma divisão no grupo de oposição ao prefeito ACM Neto (DEM), os petistas chegaram a fazer uma sugestão ao PCdoB.

Para obter o apoio do PT, os comunistas trocariam a candidatura de Alice pela da ex-vereadora Olívia Santana, o que o PCdoB não aceita. A proposta obedeceria a avaliação que os petistas fazem com base numa pesquisa qualitativa que, segundo eles, teria apontado que o potencial de crescimento de Olívia é muito maior do que o da deputada federal.

O PT avalia que o PCdoB insiste no nome de Alice para resolver pendências internas com a parlamentar, cuja eleição à Câmara dos Deputados foi dificultada pelo lançamento da candidatura de Davidson Magalhães a deputado federal em 2014. “Não podemos nos submeter à lógica da solução de um conflito interno deles’, diz um petista ao Política Livre.

Segundo ele, por causa da “insistência do PCdoB” no nome de Alice, os petistas concluíram que não poderão apoiar o partido à Prefeitura de Salvador, voltando-se ou para uma candidatura própria ou então apoiando o nome da senadora Lídice da Mata. Depois do vídeo da baixaria materna, o deputado Sargento Isidório (PDT) teve o apoio do partido ao seu nome descartado.

Comentários