Foto: Dilvugação
Luiz Carlos Santana Passos teria assumido cargo com missão de substituir diretor médico do Ana Nery 11 de abril de 2015 | 10:15

Novo diretor do Ana Nery é ex-cunhado de Rui Costa

exclusivas

O cardiologista Luiz Carlos Santana Passos, que assumirá a diretoria geral do Hospital Ana Nery na próxima segunda-feira por indicação do secretário estadual de Saúde, Fábio Villas Boas, tem um “plus a mais” em seu currículo, além do fato de ser professor da UFBa: ele também é ex-cunhado do governador Rui Costa (PT). No Hospital, comenta-se que a idéia de substituir o atual diretor, Francisco Reis, por Passos foi integralmente do secretário e atende a dois objetivos: agradar o chefe e, ao mesmo tempo, livrar-se de um antigo desafeto.

O plano de Villas Boas, outro cardiologista, para o Ana Nery seria consumado por completo ainda nesta segunda-feira, com a posse do novo diretor-geral. Passos teria recebido ordens dele para substituir imediatamente o atual diretor médico, o também cardiologista Roque Aras Jr., outro antigo desafeto do secretário de Saúde, pelo colega Luiz Sérgio Alves. Tanto Passos quanto Alves são quadros de fora da comunidade do Ana Nery. Segundo fontes credenciadas, corre uma história que mostraria o nível do desagrado pessoal do secretário com Reis e Aras Jr.

O relato delas é o de que menos de 24 horas depois de ter tomado posse como secretário, Villas Boas dirigiu-se à reitoria da Universidade Federal da Bahia para um encontro formal com o reitor João Carlos Salles Pires da Silva. Depois de apresentar-se como secretário, informou que tinha interesse nas diretorias geral e médica do Ana Nery. Além de ter destacado o trabalho dos dois médicos, sobre os quais dissera só ter ouvido até então elogios, o reitor, invocando o processo de federalização do Hospital, declarou que não era prerrogativa do Estado indicar diretores da unidade.

Villas Boas teria deixado o prédio da reitoria inconformado. No mesmo mês, coincidentemente, segundo as mesmas fontes, o Ana Nery teria deixado de receber do Estado os valores devidos da nutrição, o que se repetiria em fevereiro e março últimos. Por identificarem no caso uma espécie de coação, Reis e Aras Jr. teriam decidido então entregar seus cargos ao reitor na tentativa de reabrir o diálogo entre ele e a Sesab. Ontem, a nomeação do novo diretor geral do Ana Nery foi publicada no Diário Oficial do Estado, o que médicos dizem ser ilegal sob a alegação de que o Hospital já pertence à União.

Eles argumentam que a iniciativa teria atropelado a autoridade do reitor e a autonomia universitária, o que pode resultar em processo judicial. Há pelo menos quatro anos o Ana Nery passa pelo processo de federalização, em trâmite do Ministério da Saúde para o da Educação. O hospital é bancado hoje basicamente com recursos do Ministério da Saúde. Ao Estado caberia injetar 15% das verbas. Pelos cálculos do corpo médico, a Sesab já estaria devendo à instituição, considerada referência em cardiologia na área pública, mais de R$ 20 milhões.

Comentários