28 de abril de 2015 | 10:53

Dilma e a nova era do panelaço-power

exclusivas

Pela primeira vez em 12 anos, o PT, que chegou ao poder como um partido de trabalhadores, abdica de fazer, por meio de seu presidente, um pronunciamento público no 1º de maio, dia dedicado ao trabalhador. A decisão foi tomada pela presidente Dilma Rousseff (PT) por temer um panelaço como o que ela e seus ministros já enfrentaram nas últimas vezes em que se dirigiram à população pela TV.

A alegação oficial do ministro da Comunicação do governo, Edinho Silva, é de que Dilma prefere usar as redes sociais, por meio das quais pretende falar à nação. Onde que as redes sociais superam a força da TV no Brasil, um país onde as pessoas são fissuradas em televisão e pouco lêem? O panelaço é um protesto absolutamente pacífico, feito, como o próprio nome diz, com panelas, em geral, de casa, pelas pessoas.

Foi assim nas últimas vezes em que ocorreu no país e setores e blogs amigos do governo tentaram caracterizá-lo como uma manifestação restrita a ricos e gente de classe média. Está provado que a presidente não vê o panelaço desta forma e que está cada vez mais acuada, sem conseguir administrar os prejuízos que seu governo tem causado ao país. E que o panelaço acaba de se transformar num poderoso instrumento de protesto no Brasil.

Comentários