18 de dezembro de 2014 | 08:01

WPP fecha a compra do controle do Ibope

brasil

O Ibope Media, tradicional empresa de pesquisas de opinião e medição de audiência de televisão no País, agora terá sotaque britânico: o grupo de comunicação WPP, mais conhecido como dono de agências de publicidade globais como a Ogilvy, a JWT e a Young & Rubicam, ficará com o controle da companhia da família Montenegro após uma operação que movimentou, segundo fontes de mercado, mais de R$ 200 milhões. O desembolso incluiu, além da compra do controle do Ibope Media – do qual o WPP já era sócio, com 44% do capital -, a aquisição de 49% do Ibope Inteligência, braço mais recente do grupo dedicado a pesquisas de mercado e a medir a influência de marcas entre os consumidores. O serviço do Ibope Inteligência concorre diretamente com serviços como o da americana Nielsen e o da Kantar, que já é controlada globalmente pelo WPP. A Kantar tem presença em cerca de cem países, com mais de 27 mil funcionários no mundo. O domínio do Ibope no setor de pesquisas no País e o crescimento da empresa para novos setores – como o de inteligência de mercado e o de e-commerce – motivaram o movimento do grupo britânico. “É uma empresa muito rentável”, disse uma fonte a par do assunto. Segundo o comunicado que o WPP divulgou nesta quarta-feira, 17, o faturamento do Ibope Media nos 12 meses encerrados em 30 de setembro de 2013 somou R$ 392 milhões. Embora seja dono de um grupo forte no setor de pesquisas no mundo, o WPP também avaliou que a presença do Kantar Worldpanel no País é discreta – e que seria necessário adquirir a marca nacional para realmente ganhar relevância no Brasil.

Agência Estado
Comentários