Foto: Agência Brasil
Dilma Rousseff: ausência de agenda 28 de outubro de 2014 | 11:29

Plebiscito confirma falta de agenda para o país

exclusivas

Em conversa hoje com este Política Livre, deputados federais eleitos e reeleitos, do governo e da oposição, ironizaram a proposta de plebiscito sobre a reforma política, feita no discurso da vitória pela presidente Dilma Rousseff (PT). Eles acham que Dilma continua assessorada na área política pelo seu marketing, que só entende – e muito bem, ressaltam – de comunicação e campanha eleitoral.

A idéia de um plebiscito, observam, já começa enfraquecendo a presidente porque tira de um Congresso que acabou de se renovar legitimado pelas urnas a prerrogativa de decidir um tema tão importante para a vida política do país. Não seria o caso do referendo, visto pelo PMDB como alternativam que seria realizado junto à população, mas só depois que os parlamentares aprovassem as mudanças na legislação política.

Numa entrevista ontem ao programa Conexão CBN, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa e aliado de primeira hora do PT no Estado, conhecido por não ter papas na língua, sapecou: “O plebiscito é um equívoco”. Hoje, a assessoria do deputado federal eleito José Carlos Aleluia (DEM) informou que ele considera a proposta “um golpe” contra o Congresso.

Como observou um outro parlamentar ao site, segundo suas próprias palavras, não entra na cabeça de qualquer deputado – do governo ou da oposição – que as propostas de uma reforma que afetará diretamente a vida dos políticos passarão por votação direta de um “povo que não entende nada e vive do bolsa família”.

A sugestão de Dilma, uma mera repetição do que propôs como primeira e única resposta do governo quando eclodiram os protestos urbanos de junho do ano passado, confirma a tese de que falta à presidente uma agenda política e institucional capaz de ajudá-la a superar a divisão que a campanha eleitoral causou no país, admitida veladamente por ela em seu primeiro discurso depois de eleita. É uma pena!

Comentários