23 de setembro de 2014 | 14:45

Telefonia tem índice negativo de satisfação do usuário

brasil

O serviço de telefonia não vem agradando os consumidores. Segundo o Consumer Commitment Index (CCI), calculado pelo Centro de Inteligência Padrão, o índice que mede a satisfação com o setor de telecomunicação ficou negativo pelo segundo ano seguido. O índice de 2014 ficou em -10 pontos, enquanto em 2013 havia sido de -4 pontos. Desde 2012, quando a pesquisa começou a ser realizada, o indicador apresenta queda. Dentro do setor de telecomunicação foram avaliados os serviços de telefonia móvel e fixa, internet móvel e fixa e TV por assinatura. Todos os itens registraram queda da satisfação do consumidor e obtiveram resultados negativos, de até -20 pontos como é o caso da internet móvel. A exceção ocorreu na categoria “TV por assinatura” que, apesar da queda, teve CCI de 9 pontos. O CCI é calculado pela diferença entre os consumidores totalmente satisfeitos e que recomendam a empresa ou marca e os totalmente insatisfeitos e que não fariam indicação. Quanto maior a insatisfação/não recomendação, menor o CCI. A pesquisa envolveu 5.868 entrevistas online.

Yolanda Fordelone, Agência Estado
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