Paulo Souto exibe cara de satisfação depois de mostrar o "PIL" a DaLuz 30 de setembro de 2014 | 11:03

DaLuz engasga ao ser apresentado ao “PIL” de Souto

exclusivas

Atacado por todos os lados no debate de ontem, na TV Aratu, o candidato do DEM ao governo, Paulo Souto, não perdeu a oportunidade de fazer uma pegadinha durante o confronto. Foi quando, instado a fazer uma pergunta ao franco-atirador Rogério DaLuz (PRTB), figura carimbada de quase todas as eleições majoritárias realizadas nos anos 2000 na Bahia, resolveu questioná-lo sobre o PIL.

– PIL?, balbuciou DaLuz, surpreso tanto com a sigla quanto com o fato de ver lhe ser jogada no caminho uma casca de banana exatamente por Souto, cuja imagem é de uma seriedade constrangedora. Depois de se enervar e admitir que não sabia que Diabo era o PIL, o folclórico candidato ainda ensaiou uma resposta agressiva, afirmando que Souto nunca precisara do sistema público de saúde, reação que apenas confirmou que fora pego com a calça na mão.

Ao fazer a réplica no tom formal habitual, justificando que não pretendia constranger DaLuz e traduzindo finalmente o PIL para Plano de Investimentos em Logística sob um rito deliberadamente professoral, Souto apenas aprofundou o caráter hilário da cena que construiu para que o candidato que posa de iconoclasta perdesse a condição de exclusivo elemento desestabilizador.

Foi, sem dúvida, o momento mais interessante, porque descontraído, de um debate repetitivo que não deve ter acrescentado nada aos poucos telespectadores que pararam em frente à TV para acompanhá-lo em suas duas horas de duração que pareceram uma eternidade. Não se pode negar que ao mostrar seu PIL a DaLuz, Souto e ele protagonizaram um momento verdadeiramente revelador no confronto. Lá ele!

Comentários