Foto: Divulgação
Candidatos ao Governo do Estado 30 de agosto de 2014 | 09:15

Aliados continuam ataques que os candidatos iniciaram em debate

bahia

Apesar da baixa audiência, conforme apontou análise do Ibobe, o debate da Band Bahia inovou com a participação de representantes de segmentos da sociedade, o que deu oportunidade, segundo avaliadores do meio político de os candidatos mostrarem suas propostas e táticas de atração do eleitorado. Porém, o que mais chamou a atenção foi o tom de ataque dirigido pelos postulantes entre si. Nas redes sociais e nos bastidores do embate, quem assistiu confirmou a tese de que na guerra pelo voto, Lídice da Mata (PSB), Marcos Mendes (PSOL), Paulo Souto (DEM), Rogério Tadeu Da Luz (PRTB) e Rui Costa (PT) não aliviaram um ao outro ao provocarem nas perguntas e respostas. Os apoiadores deram seguimento ao clima de rixa entre os concorrentes. Democratas, socialistas e petistas preferiram dar destaque a performance de seus aliados e deram prosseguimento ao tom elevado do primeiro debate televisivo. Um dos recados veio do candidato a vice na chapa de Lídice. Eduardo Vasconcelos seguiu a afirmação crítica da candidata ao sugerir que o petista Rui Costa quer passar a imagem de tocador de obras, usando ações do atual governo estadual e federal. Segundo ele, uma prova seriam as intervenções que não avançam. “Nós vivemos em um estado com a maior costa brasileira, mas nossos portos são uma lástima”, disse. O presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação preferiu destacar o desempenho de Rui. Conforme o dirigente, o postulante se apresentou “como um político firme, preparado, experiente”. Ele disse ainda que o petista mostrou que conhece a realidade e as condições de fazer ainda mais pelo estado, aproveitando as estratégias de desenvolvimento das regiões “Rui foi firme ao falar de seu programa de governo, porque tem propostas consistentes para que a Bahia dê um grande salto no crescimento”.

Everaldo alfinetou o candidato democrata, que segundo ele não fez o que deveria ter feito quando geriu o estado. “O debate foi importante para mostrar qual candidato tem projetos para a Bahia e qual está amarrado às formas conservadoras de administrar, que no passado impediram que um estado tão promissor fosse dotado de infraestrutura com boas estradas, ferrovia, porto, cinco novos hospitais, cinco novas universidades federais e institutos de ensino profissionalizante que estão dando perspectiva de futuro aos jovens.

As declarações de Lídice muniram o argumento do presidente do DEM Municipal, o ex-deputado estadual Heraldo Rocha, que ironizou o concorrente do PT ao Palácio de Ondina.

“O feitiço virou contra o feiticeiro e o afilhado do governador Jaques Wagner, Rui Costa, se revelou o verdadeiro mentiroso do debate da TV Band”, disparou, se referindo a reação de Rui ao ser chamado pela oponente socialista de “inimigo n° 1 dos servidores públicos”.

O líder democrata avaliou que Rui mentiu quando disse que não participou das mesas de negociação da greve da Polícia Militar. “Não adianta o PT ficar insistindo na mentira, tentando por meio de propaganda mostrar uma realidade inexistente e fazer acusações infundadas aos adversários”, disse.

Heraldo afirmou que com o discurso exibido, o candidato não teria chances. “O povo baiano não cai mais no conto do PT”.

Lilian Machado, Tribuna da Bahia
Comentários