Foto: Divulgação/Arquivo
Homem de confiança de Wagner, Correia teria intermediado pedido pela participação da Fieb na Entidade 26 de julho de 2014 | 11:48

Fieb vai reforçar time do governo na Entidade Metropolitana

exclusivas

Um apelo do governo do Estado levou a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) a manifestar interesse em participar da Entidade Metropolitana, órgão criado pelo Estado com o objetivo de regular os serviços nos municípios da Região Metropolitana que virou pivô do mais novo desentendimento entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Jaques Wagner (PT).

A iniciativa visa reforçar a Entidade, dando a ela uma aura de legitimidade e imparcialidade em resposta às críticas de Neto, que faltou à solenidade de sua instalação, alegando ver o órgão como um mecanismo do governo para intervir indevidamente em sua administração.

Na avaliação do prefeito, a primeira iniciativa neste sentido teria sido o pedido de Wagner, formulado por meio de um ofício, para que  suspendesse a licitação dos ônibus em Salvador, realizada sob o modelo de outorga onerosa. Neto deu prosseguimento ao processo, a concorrência foi finalizada esta semana e os vencedores anunciados. Com a licitação, a Prefeitura deve arrecadar cerca de R$ 160 milhões.

A manifestação da Fieb teria sido intermediada pelo secretário estadual de Infraestrutura, James Correia, homem de total confiança de Wagner. Com o apoio do governador, James foi um dos principais apoiadores da campanha do atual presidente da Fieb, Carlos Gilberto Farias, que derrotou o grupo comandado pela Odebrecht, há anos no controle da Federação.

A participação da Fieb na Entidade Metropolitana deve ser votada pelo governo e os municípios da Região Metropolitana, que a integram. Na semana passada, em resposta à iniciativa do prefeito de Salvador de tocar a concorrência dos ônibus, os demais prefeitos integrantes do colegiado marcaram reunião com o Ministério Público para discutir a iniciativa e seu impacto em toda a Região. Neto acusa os colegas de serem alinhados ao governo do Estado.

Comentários