Ilma Pessoa 17 de junho de 2014 | 11:08

Algo melhor está para acontecer, por Ilma Pessoa*

brasil

Em dia de “Varo”, Castellamare di Stabia acorda cedo. Todos correm ansiosos em direção à praia, para ver mais um navio recém-construído ser lançado ao mar. De tempos em tempos, o estaleiro da pequena cidade encravada no Golfo de Nápoles, na Itália, usufrui coletivamente da memorável experiência da renovação. Aquela embarcação varando o Mediterrâneo, movendo a grossa maré que invade o cais, é símbolo de melhores dias para os cidadãos de Stabia.

Tenho hoje a mesma expectativa dos estabieses, em relação às eleições que se aproximam. Vivemos um momento profícuo. Velhos mitos naufragam, o questionamento está nas ruas, nas manifestações e no semblante das pessoas. Modelos políticos e econômicos, convicções e ideais – defendidos em obras literárias por intelectuais, como Eduardo Galeano, em seu livro “As Veias Abertas da América Latina”-, são revisados pelos próprios autores ((The New York Times, em 09.06.14), que se despem dos seus argumentos, no outono das verdades absolutas.

Como o estaleiro napolitano, fiel depositário da confiança da população de milhares de homens e mulheres, porque do seu sucesso depende o trabalho daquela gente e a sobrevivência dos seus filhos, é preciso crer, unir e construir nosso futuro. Temos a oportunidade de erguer essa nave com políticas econômicas e sociais que sejam esteio e não estejam somente a serviço de modelos de sustentação e propagação de poder.

Nessa construção devemos trabalhar em equipe, ouvindo os experientes, respondendo às expectativas do novo, buscando a excelência. Só assim estaremos protegidos das tempestades que assolam a economia internacional e sacodem a estabilidade interna. Continuaremos a navegar, acreditando naqueles que têm as ferramentas de poder nas mãos, poder este voltado para atender os interesses comuns e garantir serviços públicos de qualidade.

Que o pleito de outubro seja como um “Varo” para nós, baianos e brasileiros. Que possamos molhar os pés na onda azul do mar, vagalhão bendito, que varrerá as antigas dúvidas e umedecerá nossas almas de novo com a esperança.


*Ilma Pessoa é jornalista e cidadã.

Comentários