Foto: MP/BA
Investigação ficará a cargo do promotor Luis Cláudio Nogueira 30 de maio de 2014 | 10:00

MP abre investigação criminal contra Almiro Sena

exclusivas

O chefe do Ministério Público baiano, Márcio Fahel, abriu ontem à noite procedimento investigatório criminal para apurar as denúncias de que o secretário de Justiça da Bahia, o promotor Almiro Sena, assediou sexual e moralmente um grupo de servidoras do Estado. Para apurar o caso, foi designado o promotor Luis Cláudio Nogueira, que prometeu agilidade no processo.

Se ficar evidenciada culpa, o Ministério Público oferecerá denúncia contra o investigado à Justiça. Na hipótese de condenação, a depender da classificação e extensão do crime e do tamanho da pena, Sena pode perder até o cargo. Ao denunciar o secretário, o grupo de servidores entrou com uma representação na Corregedoria do MP.

Como os supostos crimes foram cometidos no âmbito da secretaria e não do Ministério Público, o procurador de Justiça do MP Rômulo de Andrade Moreira resolveu tomar a iniciativa de solicitar a abertura de um procedimento criminal administrativo ao órgão contra o secretário como forma de corrigir o rumo do processo.

Na queixa que dirigiram à Corregedoria do MP, as servidoras fazem relatos cavernosos do que sofriam nas mãos do secretário, chamado por elas de “monstro”. Uma delas teria relatado que o secretário teria chegado a exibir seus órgãos sexuais durante uma visita que ela fez ao seu gabinete.

As denúncias contra Almiro abriram uma discussão no governo do Estado sobre um eventual desligamento do secretário. O fato de ele pertencer ao PRB, partido que estaria namorando o candidato a governador Paulo Souto (DEM) e é considerado importante para a candidatura ao governo do petista Rui Costa, estaria emperrando uma solução.

Comentários