Foto: Mário Pinho/ Política Livre
Parlamentares e lideranças do partido se reuniram num almoço de desagravo ao secretário estadual de Planejamento 31 de março de 2014 | 18:15

Petistas criticam governo em desagravo a Gabrielli

exclusivas

Deputados e lideranças baianas do PT reuniram-se no início desta tarde no restaurante Barbacoa em ato de desgravo ao atual secretário de Planejamento do governo estadual José Sérgio Gabrielli, que presidia a Petrobras quando da polêmica compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela estatal, que causou um rombo de mais de U$ 1 bi aos cofres da companhia.

O discurso de defesa a Gabrielli foi coeso entre os integrantes petistas da bancada baiana na Câmara. Para o deputado federal Luiz Alberto, as acusações são covardes e golpistas. O deputado federal Amauri Teixeira afirmou que “a intenção da oposição e da mídia partidária é tentar atingir a economia do país”. A opinião se assemelhou à de Zezéu Ribeiro, que complementou dizendo que o projeto da oposição é o de “desqualificar diretamente” a presidente Dilma.

Já o deputado federal Nelson Pelegrino criticou “os espaços deixados” pelo governo (ao não se posicionar em defesa de Gabrielli) e lembrou uma frase dita pelo ex-presidente Lula, “grande professor”, segundo o parlamentar: “Na dúvida, defenda o companheiro”. Pelegrino lembrou ainda que a compra da refinaria de Pasadena já foi tema de investigação na Câmara e que nenhuma irregularidade foi encontrada.

A bancada estadual do partido cobrou posição do governo em defesa de Gabrielli. O presidente do PT, Everaldo Anunciação, também fez críticas ao governo federal. “Se o governo tem razões por alianças e a Petrobrás tem razões administrativas, nós temos razões partidárias”, afirmou. Já o líder do PT na Assembléia, deputado Rosemberg Pinto, cobrou posição da estatal. “A Petrobras precisa se posicionar. Trata-se de um ataque direto à própria Petrobras e a direção parece não entender isso”.

Além dos citados, estiveram presentes também os deputados federais Afonso Florence, Josias Gomes e Valmir Assunção, os estaduais Bira Coroa e Zé Neto, os vereadores Gilmar Santiago, Suica e Moisés Rocha, além do presidente municipal do partido, Edson Valadares. Também compareceram ao evento o presidente estadual da Central Única de Trabalhadores (CUT), Cedro Silva, e o coordenador geral da Federação Unificada dos Petroleiros, João Antônio Morães.

Comentários