Foto: Emerson Nunes/ Arquivo/ Política Livre
Paulo Souto tem 100 por cento de chances de aceitar candidatura ao governo 08 de janeiro de 2014 | 18:58

Chapa da oposição deve ser conhecida até dia 31

exclusivas

Há 100 por cento de chances de o ex-governador Paulo Souto (DEM) confirmar que é candidato à sucessão de Jaques Wagner (PT) até o dia 31 de janeiro. Ele teria admitido a possibilidade a lideranças políticas que o procuraram esta semana, desejosas de uma definição do nome das oposições na disputa ao governo. Apesar de pretender aceitar o convite de seu partido para que saia candidato, Souto só deve anunciar a candidatura depois do Carnaval, como sempre defenderam o seu partido e o PSDB.

O ex-governador teria sido convencido a aceitar a postulação depois de passar meses analisando o cenário local e concluir que são pequenas as chances de decolagem plena da candidatura do governo, representada pelo petista Rui Costa, atual chefe da Casa Civil do Estado. O empurrão definitivo, no entanto, teria sido a constatação de que, no campo das oposições, não há nome mais forte do que o dele próprio para confrontar o candidato governista.

Ante o risco de as oposições perderem o governo mais uma vez para o PT, ele teria preferido encarar o desafio de sua candidatura. Um outro fator estaria contribuindo para Souto aceitar a missão. Há plena convicção, entre as principais lideranças oposicionistas, de que, caso ele não tope ser o candidato, a oposição poderá se dividir entre pelo menos três candidaturas, comprometendo a chance de derrotarem o governo, hipótese em que acreditam com cada vez maior convicção.

Com a confirmação do nome de Souto saindo até o dia 31 de janeiro, são grandes as chances também de ele conseguir atrair o tucano João Gualberto, atual pré-candidato do PSDB ao governo, para a sua vice, e de colocar o peemedebista Geddel Vieira Lima, nome do PMDB a governador, como candidato ao Senado em sua chapa. Para alguns oposicionistas, seria a “chapa dos sonhos” do grupo. É aguardar para ver.

Raul Monteiro
Comentários