Nelson e Leão: PT e PP juntos, apesar de separados 25 de junho de 2012 | 17:32

EXCLUSIVO: PT acha que candidatura de Leão pode dificultar uso da máquina em favor de ACM Neto

salvador

Impossibilitado de impedir que o PP lance o deputado federal João Leão candidato à sucessão municipal, o PT já tem um plano para evitar que o prefeito João Henrique use sua pré-candidatura como biombo para apoiar o democrata ACM Neto.

A intenção dos petistas é fechar um acordo com o PP pelo qual o partido se comprometa a mobilizar a máquina municipal exclusivamente em torno de Leão, evitando ao máximo que o prefeito possa usar sua influência no governo para beneficiar de alguma forma ACM Neto.

O plano seria facilitado porque o PP controla pastas municipais importantes, a exemplo da secretaria municipal de Transportes e Infraestrutura, ao lado da Sesp (Serviços Públicos) uma das que, mesmo de forma velada, mais trabalha em período eleitoral.

“Do jeito que está, já concluimos que a candidatura de Leão até pode nos ajudar”, diz um petista ao Política Livre, confirmando a avaliação no partido de que a candidatura do PP pode evitar ou controlar o eventual apoio do prefeito a ACM Neto.

Segundo a mesma fonte, o controle que o PP exerce sobre as principais pastas da administração é a maior garantia de que o acordo pode ser celebrado com o partido.  Mas um apoiador de ACM Neto ironiza a estratégia do PT.  “O que nosso candidato precisava nós já temos”, declara.

Ele se refere ao atendimento da exigência que o DEM considerava primordial na relação com o prefeito João Henrique: o fato de o prefeito ter liberado o PTN, do secretário municipal João Carlos Bacelar (Educação), para marchar ao lado de ACM Neto na campanha.

Raul Monteiro
Comentários