Foto: Raul Monteiro
Candidatura de José Mattos a vice de Pelegrino subiu no telhado com o "zignal" do prefeito João Henrique 19 de junho de 2012 | 06:43

EXCLUSIVO! EXCLUSIVO: Viagem de João Henrique fragiliza Negromonte e derruba indicação de José Mattos à vice de Pelegrino

salvador

A decisão de João Henrique (PP) de deixar ontem o país por um período de 15 dias exatamente no momento em que o PP pretende fazer o anúncio oficial de seu apoio à pré-candidatura do petista Nelson Pelegrino e da convenção do PT que oficializará seu nome abriu uma crise fumegante na legenda e na relação do prefeito com o seu principal comandante, o deputado federal Mário Negromonte.

Depois de abortar no PP a pré-candidatura a prefeito de João Leão exatamente para viabilizar o apoio a Pelegrino, Negromonte esperava que o prefeito integrasse o processo de negociação com o governo e o PT e a operação de anúncio de adesão do partido ao candidato petista, mas foi colhido pela inesperada iniciativa de João Henrique de viajar ao exterior.

O assunto chegou a ser tratado hoje numa reunião do presidente do PP com o governador Jaques Wagner (PT), na qual o prefeito deveria estar presente para selar a aliança do partido com o PT. No encontro, Negromonte deixou claro todo o seu descontentamento com a atitude do prefeito, a quem, durante a conversa, segundo disse uma fonte ao Política Livre, chegou a ameaçar de expulsão.

O motivo da ira de Negromonte é o fato de que, sem a garantia de envolvimento de João Henrique na campanha do petista, o PP pode agregar muito pouco  ao candidato do PT, além do tempo de televisão, fragilizando, por exemplo, as tratativas para que o partido indique o ex-secretário municipal de Transportes, José Mattos, à vice na chapa de Pelegrino.

Vinculado ao setor de transportes, Mattos foi tirado do bolso do colete de Negromonte, que tem antigas relações com o mesmo segmento. ”Pode escrever aí: sem João Henrique e o PTN na campanha, a candidatura de José Mattos a vice de Pelegrino subiu no telhado”, disse um petista ao Política Livre, referindo-se ao fato de, além de ter viajado, o prefeito ter liberado o PTN para escolher seu candidato em Salvador.

Comentários