17 de maio de 2012 | 21:21

Jobim acusa o PMDB de não ter posição e constrange colegas

brasil

O ex-ministro da Defesa Nelson Jobim fez nesta quinta-feira sua primeira aparição pública desde que deixou o cargo e cobrou do PMDB posição política sobre questões importantes que estão em debate. Durante um evento do partido, em Brasília, ele constrangeu os companheiros ao fazer um duro discurso, cobrando dos dirigentes da legenda uma postura mais incisiva.

Dirigindo-se aos líderes presentes, como o senador Renan Calheiros (AL), o deputado Henrique Eduardo Alves (RN) e até o vice-presidente Michel Temer, Jobim disse que o PMDB é um partido sem posição.

– Será que o partido tem que homologar decisões da qual não participou? Por que não temos opinião, Michel, nos tornamos homologadores de decisões das quais não participamos para depois, nos ser cobrada lealdade. A sobrevivência do PMDB está dependendo de termos cara e voz. É o momento de termos cara e voz. Quem não tem, curva-se, e quem se curva leva um pontapé – encerrou seu discurso, depois de também cobrar dos líderes posições sobre temas do Pacto Federativo:

– Qual a posição do partido sobre o Pacto Federativo, hein, Renan? Hein, Henrique? Temos discussão interna sobre isso? Não. O que pensamos sobre o Fundo de Participação dos Estados? Temos que ter respostas para a sociedade – disse, provocando. – Eu sou um pequeno quadro do partido, os senhores que lideram é que precisam tomar posições. Ter posição é assumir riscos. E desde 1989 não corremos riscos. Nos tornamos homologadores – afirmou Jobim.

Leia mais em Jobim reaparece e se irrita com falta de posição política do PMDB

Isabel Braga, O Globo
Comentários