Jutahy Magalhães Jr (PSDB) 18 de maio de 2012 | 12:18

Em discurso na Câmara, Jutahy ataca tentativa do PT de calar a imprensa brasileira

brasil

O deputado federal Jutahy Magalhães Jr. (PSDB) criticou, nesta sexta-feira, durante discurso na Câmara, as declarações do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, contra a liberdade de imprensa. Segundo o tucano, integrantes do Partido dos Trabalhadores, “alguns, desavisados, outros mensaleiros e seus aliados, querem utilizar a CPI [do Cachoeira] para esconder o julgamento que deverá ocorrer ainda este ano no Supremo Tribunal Federal dos implicados no mensalão”.

Para Jutahy, “as denúncias publicadas pela revista ‘Veja’ e pelo jornal ‘Folha de São Paulo’’ e as provas de sua veracidade não puderam ser refutadas pelo PT de tão evidentes, ao contrário, a maior parte delas resultou na demissão ministros e funcionários”. Ele também questionou a “tentativa de desqualificar o Procurador Geral da República com o objetivo de levá-lo a depor na CPI do Cachoeira. O pretexto usado foi uma observação do delegado da Polícia Federal que fez as investigações, ao dizer que o Procurador Geral retardou por dois anos o inquérito contra Cachoeira”.

O deputado lembrou momentos vividos pela imprensa em outros países da América do Sul e a maneira como alguns veículos de comunicação foram tomados pelos chefes de Estado. “É preciso exaltar a importância da liberdade de expressão e afirmar que não há democracia sem liberdade de imprensa, assim como não há democracia sem oposição. Por esse motivo, vim à tribuna defender o Estado Democrático de Direito em nosso país, hoje, seriamente ameaçado pelo aparelhamento do Estado pelo PT e seus ataques à imprensa livre”, concluiu.

Comentários