03 de abril de 2012 | 21:22

Senadores se negam a presidir o Conselho de Ética que julgará Demóstenes

brasil

Ao verem que nenhum dos 13 membros do Conselho de Ética do Senado manifestou interesse em assumir a presidência do órgão, os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) – que não integram o Conselho – estão se oferecendo para a função e, assim, dar prosseguimento à tramitação da representação impetrada pelo PSOL para investigar quebra de decoro contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).

Desde segunda-feira, os três senadores tentam um contato com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e com o presidente em exercício do Conselho, senador Jayme Campos (DEM-MT), sem sucesso. Com isso, depois de se desfiliar do DEM, Demóstenes ganha um tempo para decidir se renuncia antes da abertura do processo, mantendo seus direitos políticos.

Sarney só marcou para o dia 10, depois da Páscoa, reunião do Conselho para decidir quem presidirá o órgão, já que Jayme Campos se considerou impedido para comandar o processo contra o ex-companheiro de partido.

– O presidente Sarney não está em Brasília e o senador Jayme Campos está numa fazenda no interior do Mato Grosso, incomunicável. Vamos fazer uma questão de ordem no plenário hoje e ver o que a gente pode ir fazendo até aparecer alguém para responder pelo Conselho – disse Randolfe Rodrigues.

Leia mais em Senadores se negam a presidir o Conselho de Ética que julgará Demóstenes

Maria Lima, O Globo
Comentários