Foto: Emerson Nunes/Política Livre
João Leão, ao centro, já colocou o bloco mais ou menos rua 15 de março de 2012 | 06:39

EXCLUSIVO: Base de João Henrique na Câmara resiste a candidatura de João Leão

exclusivas

Pelo visto, o chefe da Casa Civil da Prefeitura, João Leão, terá que se contentar apenas com a despedida festiva que teve do cargo, ao invés de um ato impactante de lançamento de sua candidatura à sucessão do prefeito João Henrique (PP), como chegou a ser anunciado aos quatro ventos.

Meio “queimado” junto a parte dos vereadores mais ligados ao prefeito, que não acreditam na viabilidade de sua pré-candidatura nem o consideram o nome ideal para defender o legado de João Henrique na campanha municipal, Leão tem sido alvo de críticas constantes em setores da base.

A principal delas é de que o PP jamais bateria de frente com o projeto petista de fazer o deputado federal Nelson Pelegrino prefeito de Salvador. Pelo contrário, na visão do mesmo grupo, o projeto do partido seria ganhar musculatura na campanha a fim de barganhar politicamente, mais adiante, com o nome do candidato.

“Você imagina que na campanha Leão vai criticar o governo do Estado ou o candidato do PT com o PP participando da máquina estadual? Nunca, meu caro! É muito risco”, afirma um vereador ao Política Livre. Segundo ele, para o grupo mais próximo do prefeito, não há o que justifique a aposta no nome de Leão nem o investimento no lançamento de seu nome.

“O que nos assegura que ele não pretende se fortalecer nos próximos meses para negociar uma adesão a Pelegrino mais à frente?”, pergunta um outro, convencido de que, no fundo, o PP pode estar mais interessado em aumentar sua participação no governo estadual, uma vez que sua gestão no municipal vai acabar.

No fundo, os questionamentos de que o prefeito tem sido alvo a respeito da estratégia de lançar um candidato de seu partido à sucessão refletem a divisão da base em torno de qual caminho seguir: sair com um nome próprio ou apoiar alguns dos existentes, de preferência, pelo visto, no momento, no campo oposicionista.

Comentários