11 de março de 2012 | 10:34

Comercial da UE é acusado de promover xenofobia

mundo

Uma mulher branca vestida como a protagonista de Kill Bill se vê cercada de um aparente mestre chinês do kung fu, um indiano praticante de uma luta marcial e um negro jogando capoeira. Eles mostram suas habilidades com o corpo, e o indiano chega a levitar. Para se livrar da ameaça, a mulher apenas respira fundo e cerca os inimigos, multiplicando-se por 12 – número de estrelas existentes na bandeira da União Europeia. “Quanto mais de nós houver, mais força teremos”, diz o texto que encerra o vídeo (veja acima). A propaganda é da União Europeia e, pelo enredo, vem causando polêmica. Afinal, não é difícil ver que os personagens representam, respectivamente, China, Índia e Brasil, que compõem o bloco cujo nome leva as iniciais dos países emergentes – BRIC (o ‘R’ é de Rússia, ausente no comercial.) O jornal britânico The Telegraph afirma que autoridades da Comissão Europeia retiraram o filme do YouTube na terça-feira, depois de milhares de pessoas acusarem a propaganda de promover o “imperialismo” e se basear em “estereótipos”, em vez de usar a política da boa vizinhança da União Europeia.

Nayara Fraga, Estadão
Comentários