09 de fevereiro de 2012 | 21:15

Em assembleia, PMs decidem pela continuidade da greve na Bahia

bahia

Em assembleia finalizada agora há pouco, os PMs da Bahia decidiram manter a greve que já dura 10 dias. A decisão deixou políticos e o governo surpresos, uma vez que as reivindicações de caráter salarial foram praticamente atendidas pelo governador Jaques Wagner (PT), à exceção da anistia a policiais contra os quais foram emitidos mandados de prisão, decisão que cabe à Justiça.

De acordo com o jornal O Globo, as associações que representam os PMs querem que o pagamento da GAP 4 seja antecipado de novembro para março. O governo mantém a proposta inicial. Segundo integrantes do comando do movimento, há cerca de dez mil policiais no local. O acesso ao ginásio não foi permitido a jornalistas e fotógrafos.

Uma comissão de deputados de partidos que apoiam o governador Jaques Wagner tentou costurar um acordo político para amenizar as punições aos líderes dos grevistas.

O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) contou que essa comissão já conseguiu negociar a manutenção dos 12 líderes com mandado de prisão preventiva em Salvador e não em presídios federais como chegou a anunciar o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

– Estamos garantindo aos grevistas que não haverá retaliação para quem fez a paralisação e não participou de atos de vandalismo, mas não há como negociar a revogação das prisões – disse.

Por outro lado, Gomes entende que, se a greve for encerrada, não haverá mais sentido manter preso os acusados. (Com informações de Chico Otávio, de O Globo)

Comentários