14 de dezembro de 2009 | 21:55

Oposição pede vistas e votação do Orçamento fica para quarta-feira

Conforme previa o calendário de votações elaborado pela bancada governista, a oposição, através do deputado Paulo Azi (DEM), pediu hoje vistas ao projeto do Orçamento do Executivo para 2010, adiando a votação da matéria em 1º turno para esta quarta-feira, 16. De acordo com o calendário governista, a votação do 2º turno do projeto deverá acontecer no dia 5 de janeiro.

A bancada da oposição, em processo de obstrução, está recolhendo assinaturas para pôr em destaque cerca de 20 mil das 54,7 mil emendas apresentadas ao Orçamento. Na prática, a manobra retira o julgamento das emendas do relatório do deputado Paulo Câmara (PDT), através do qual a bancada governista derrubaria todas de uma só vez, e obriga que as emendas sejam rejeitadas uma a uma.

Esta manobra pode representar horas e horas a mais de obstrução, reduzindo ainda mais o recesso parlamentar dos deputados, já que a votação invadiria o mês de janeiro. O líder da bancada governista, Waldenor Pereira (PT), em entrevista ao Política Livre, preferiu evitar declarações quando questionado sobre qual estratégia utilizará para contornar a obstrução da oposição.

Tranqüilo e sorridente, Pereira, entretanto, deixou entender que existe uma saída regimental para evitar que as emendas tenham que ser derrubadas uma a uma.  (Rafael Rodrigues)

Comentários