22 de dezembro de 2009 | 07:57

Brasil pode ter nova epidemia de dengue em 2010, alertam especialistas

Na Bahia, o mosquito continua a fazer vítimas

Na Bahia, o mosquito continua a fazer vítimas

O Brasil corre grande risco de viver uma nova epidemia de dengue em 2010. A opinião é de especialistas consultados pelo UOL Notícias, que apontam a falta de ações de combate à doença. “É muito provável termos uma epidemia se as prefeituras não se sensibilizarem, pois a doença já está se prenunciando”, aponta o epidemiologista José Ricardo Pio Marins, da Universidade de Brasília (UnB).

“A dengue é um doença muito difícil de se controlar. Se as prefeituras não cuidarem, pode acabar ocorrendo uma epidemia de maior monta”, diz ainda o epidemiologista Roberto Medronho, chefe do departamento de medicina preventiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Relatório divulgado no fim de novembro pelo Ministério da Saúde apontou um aumento de 47% – de 76 para 112 – no número de cidades com altos índices de infestação por larvas do Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença) neste ano, em comparação com 2008. Os dados, coletados entre outubro e novembro últimos, dispararam o alerta de um possível surto da doença em 102 cidades, incluindo 17 capitais, e colocaram no nível de risco outras 10 cidades (ver tabelas no UOL Notícias).

Comentários