13 de outubro de 2009 | 08:09

Lula inicia amanhã “Caravana do São Francisco”

Começa amanhã a “Caravana do São Francisco”. Durante três dias, o presidente Lula vai inspecionar as obras de transposição das águas do rio. Deslocando-se de avião e helicóptero, o presidente vai pecorrer, até a sexta-feira, quatro Estados: Minas, Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Acompanhado de governadores e ministros – entre eles Dilma Rousseff — Lula vai pernoitar duas noites em canteiros de obras. A Transposição do São Francisco é uma das jóias da coroa do PAC. A obra está orçada R$ 5 bilhões.

Responsável pelo empreendimento, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) disse ao blog de Josias de Souza que já foram gastos cerca de R$ 2 bilhões. A despeito disso, a oposição afirma que a obra não existe senão na propaganda oficial.

Com a caravana, Lula tenta esvaziar esse discurso. O presidente decola de Brasília na manhã de quarta, às 8h. Inicia o périplo por dois municípios de Minas: Buritizeiro e Pirapora. No primeiro, verá obras de saneamento ainda inacabadas.

No segundo, visitará uma estação de tratamento de esgoto já “concluída”, segundo Geddel, que pernoita três dias com Lula no São Francisco. Em Buritizeiro, Lula deseja realçar o pedaço da obra que prevê a revitalização do São Francisco.

Inclui a eliminação do despejo de dejetos no rio. Em seguida, Lula voará para a cidade de Barra, na Bahia. Será apresentado ao que Geddel chama de “campo de provas”. É onde estão sendo testadas as intervenções que, depois, são executadas na obra.

Por exemplo: recomposição de matas ciliares, replantio das margens e dragagem. É em Barra que funciona também a diocese de Dom Luiz Cappio, o bispo católico que realizou a infrutífera greve de fome contra a transposição do São Francisco. O governador Jaques Wagner encontrará com Lula no trecho baiano do rio.

Com informações da Folha.

Comentários