28 de agosto de 2009 | 08:22

Vídeo de professora gera discussão sobre uso de imagem

A veiculação na internet de vídeo da professora baiana J. C. dançando a música de pagode Todo enfiado, com o vestido suspenso e o vocalista do grupo O Troco, Mário Brasil, puxando sua calcinha levanta discussões sobre privacidade e uso indevido de imagens. J.C. saiu da escola em que lecionava, mudou de endereço e prefere não falar com a imprensa após a repercussão que teve o vídeo nos meios de comunicação, ontem, e na internet desde maio, quando foi publicado.

No bairro onde morava, todos comentam sobre o assunto e a banda O Troco ganhou notoriedade. As opiniões entre alunos, pais, vizinhança e quem trabalha na área de educação se dividem. Juridicamente, quando uma pessoa se expõe em locais públicos e tem sua filmagem divulgada, ela não tem justificativas suficientes para recorrer do fato em ações de danos morais e indenizatórias de uso de imagens.

O presidente da SaferNet Brasil (organização que combate o uso indevido da internet para a prática de crimes e violação dos Direitos Humanos), Thiago Tavares, afirma que dificilmente há alguma punição nesses casos. “É uma exposição pública e ela sabia disso, qualquer um poderia pagar e assistir ao show”, diz. Em situações desse tipo, se a pessoa se sentir constrangida ou alegar não ter autorizado a gravação, o advogado Thiago recomenda que seja solicitado ao Google a retirada imediata do vídeo da internet. Informações do jornal A Tarde.

Comentários