20 de julho de 2009 | 19:14

EXCLUSIVO: Para facilitar vida de Wagner, Pinheiro já admite abrir mão do Senado

Por Rafael Rodrigues 

Diante da forte concorrência pelas duas vagas para o Senado na chapa que será encabeçada pelo governador Jaques Wagner (PT) em 2010, o secretário estadual de Planejamento, Walter Pinheiro (PT), já admite disputar a reeleição para deputado federal. A mudança foi revelada numa reunião, na semana passada, da corrente petista Democracia Socialistas (DS), integrada pelo parlamentar.

Desde a campanha para prefeito de Salvador, no ano passado, na qual foi derrotado, Pinheiro manifestou, diversas vezes, sua falta de interesse em voltar à Câmara dos Deputados, garantindo, em algumas ocasiões, que, caso não fosse candidato ao Senado, não disputaria as eleições. Revela uma fonte petista ao Política Livre que, na reunião, a tendência petista reconheceu a dificuldade de conseguir formar uma grande chapa, reunindo o maior número de partidos.

Concluiu-se, então, que apesar do nome de Pinheiro estar à disposição para a disputa, a prioridade é utilizar as vagas para o Senado para tentar obter o maior número de apoios possível. A corrente petista rechaçou, porém, a possibilidade de Pinheiro não disputar a reeleição, o que significaria perder o grande potencial eleitoral do secretário, que tem amplas chances de renovar o mandato.

Pinheiro, como homem de partido, disse a mesma fonte, acatou a decisão. Desta forma, colocou nas mãos do governador, sem que haja pressões internas da DS, a decisão quanto o futuro do secretário. Na reunião, se confirmou ainda a candidatura do secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, a  deputado federal, além da reeleição dos quatro deputados estaduais da tendência (Bira Coroa, Isaac Cunha, Neusa Cadore e Zé Neto).

Também disputarão uma vaga na Assembléia Gilmar Santiago, vereador de Salvador e Ailton “do PT”, vereador de Santo Antonio de Jesus, que tem pretensão de disputar a prefeitura daquela cidade em 2012.

Comentários