16 de junho de 2009 | 10:58

TCE: Repentina justificativa de secretário pode adiar votação de contas de Wagner

Ganhou força agora há pouco no Tribunal de Contas do Estado (TCE) a pressão para que o julgamento do voto e relatório do conselheiro Pedro Lino, recomendando a reprovação das contas do governo Jaques Wagner relativas ao exercício financeiro de 2008, seja adiado.

O adiamento seria motivado pelo extemporâneo documento de 13 páginas enviado na sexta-feira à noite ao conselheiro pelo secretário estadual da Fazenda, repleto de considerações sobre o voto de Pedro Lino, no que o jornal A Tarde considerou uma tentativa desesperada de Carlos Martins de evitar a reprovação das contas do governo.

O documento, naturalmente vazado pelo conselheiro ao jornal A Tarde, afirma, entre outros fatos, que o cancelamento de empenhos liquidados era prática corrente no governo passado, aí sim numa tentativa de mudar a estratégia de defesa do secretário, que até agora procurara negar a existência das maquiagens contábeis.

Além de mais uma vez expor o governo, demonstrando fragilidade na estratégia e argumentação, Carlos Martins tenta se defender fora de tempo porque, como afirmou o conselheiro em recente visita à Assembléia, todas as unidades auditadas tiveram tempo para justificar seus procedimentos antes da produção de seu relatório.

Mas esse tempo foi desperdiçado por todas elas, que não responderam a nenhum dos questionamentos feitos pelo conselheiro, ainda segundo ele mesmo. Resta saber se o secretário da Fazenda na gestão passada, Albérico Mascarenhas, vai deixar barato a justificativa apresentada por Carlos Martins de que, pelo visto, o imitou.

Comentários