16 de junho de 2009 | 10:40

“Países do BRIC chegaram à maioridade”, diz Lula no El País

O jornal espanhol “El País” publicou nesta terça-feira um artigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual ele diz que os países do BRIC – que reúne Brasil, Rússia, Índia e China – chegaram à maioridade. No artigo, Lula fala sobre o encontro desta terça em Ecaterimburgo, na Rússia – a primeira reunião de cúpula oficial dos BRICs – afirmando que ele representa um marco importante na relação desses países com o mundo.

“Vamos selar o compromisso de ajudar a oferecer respostas novas para velhos problemas e uma liderança audaz frente à inércia e à indecisão”, escreveu o presidente. Para Lula, o mundo hoje enfrenta desafios de grande complexidade, mas que necessitam de respostas urgentes. “Temos diante de nós ameaças que nos afetam a todos, mas para as quais alguns contribuíram enormemente, enquanto outros não são mais do que vítimas impotentes.”

O presidente conclama todos os países a assumir suas responsabilidades e pede mais voz para os países emergentes na economia internacional. O presidente lembra que os BRICs defendem uma reforma no sistema de votos e cotas em organismos internacionais como o FMI e o Banco Mundial para que os emergentes tenham mais voz e afirma que, na próxima cúpula do G 20, eles vão pressionar para uma nova tentativa de concluir a Rodada Doha de comércio mundial. Informações da BBC.

Comentários