16 de junho de 2009 | 11:21

Faltou discurso no almoço que selou aliança com DEM e o PSDB

Deputados que participaram ontem do almoço em que DEM e PSDB selaram uma aliança na Bahia com vistas a 2010 deixaram o restaurante Barbacoa agastados com fato de não terem tido a oportunidade de discursar.

Não gostaram nem um pouco da justificativa dos colegas afinados com o comando dos dois partidos de que o local, um restaurante, não era adequado para pronunciamentos públicos.

Muitos menos com a tese de que o mais importante para todos ali reunidos era a foto – nos sites ou nos jornais, no dia seguinte.

Primeiro, porque o argumento não é verdadeiro. Político interessado em falar discursa até sem língua. Depois, porque a principal arma da oposição, em qualquer lugar do mundo, e a qualquer tempo, é a garganta.

A bem da verdade, os principais líderes se esmeraram, no encontro, no trato com os jornalistas antes, durante e depois do almoço. Tecnicamente, prestaram todo o tipo de informação solicitada.

Nada, entretanto, substitui a carga emotiva e valorativa de um discurso político, seu sentido norteador. A menos que ele não exista. Ou seja muito fraquinho.

Comentários