10 de maio de 2009 | 07:40

Múcio: ‘Quem mentir mais tem chance’ nas eleições

O ministro José Múcio, coordenador político de Lula, escora-se na impopularidade do Congresso para defender a propalada reforma política. 

“Quando você tem o presidente da República superbem avaliado e o Congresso com uma avaliação lá embaixo, alguma coisa está acontecendo na nossa democracia…” 

“…As pessoas começam a achar que o poder da representatividade torna-se prescindível. Sabemos que não existe democracia sem Legislativo”. 

Múcio desfiou seus argumentos em entrevista à repórter Carolina Bahia. Ela lhe perguntou se não são os parlamentares os culpados pelo desprestígio do Legislativo. 

E Múcio: “Você pode pôr a culpa nos parlamentares e pode pôr a culpa no critério de escolha…” 

“…Quando um candidato a vereador, a deputado, vai pedir voto, ninguém pergunta quantos projetos ele relatou, quantos livros leu…” 

“…Quem mentir mais, quem enganar melhor, tem chance. Muitas vezes homens de bem são substituídos por vendedores de ilusão”. 

Acha mesmo que a reforma política, reduzida ao voto em lista partidária e ao financiamento público, vai resolver a encrenca? 

“O presidente tem o apoio de 14 a 15 partidos. Tem? Não. Dentro dos partidos há facções, interesses diversos. Primeiro a gente precisa fortalecer os partidos…” 

“…Meu partido [PTB] pensa a mesma coisa no Rio Grande do Sul, no Amazonas? Quando crescem, os partidos viram vários segmentos…” 

“…Se o melhor jogador do seu time for embora, você continua com o time. Isso porque ele tem bandeira, torcida…” Leia mais no blog do jornalista Josias de Souza, da Folha.

Comentários