09 de maio de 2009 | 09:40

Brasil ganha nota máxima em índice dos países mais democráticos

O Brasil obteve nota máxima em um índice para determinar os países com as eleições mais democráticas do mundo, segundo a organização e-Parliament. A América Latina, Central e o Caribe se encontram entre as regiões com as eleições mais democráticas do mundo, com exceção de Cuba, de acordo com o levantamento publicado nesta sexta-feira. O primeiro índice mundial do respeito aos princípios democráticos nas eleições revela, além disso, que alguns Estados europeus estão atrás de certos países africanos.

Em uma escala de 0 a 12 pontos, a maioria dos países latino-americanos e centro-americanos obtém uma nota entre 9 e 12, com exceção da Colômbia e Guatemala, que tiveram com 8 pontos cada um. Brasil, Estados Unidos, Canadá e Argentina conseguem a nota máxima, 12 pontos, e Cuba apenas um ponto, empatando com a China e a Coreia do Norte. A Venezuela de Hugo Chávez teve nota 9, e a Bolívia de Evo Morales, 11.

Líbia, Brunei, Mianmar e Arábia Saudita são alguns dos países que aparecem no fim da tabale, com nota zero. A e-Parliament é uma associação que milita pela democracia parlamentar no mundo. O estudo examinou os critérios de liberdae de candidaturas, condições de registros eleitorais, processos de apuração e liberdade de expressão nas campanhas eleitorais. Informações da AFP.

Comentários