21 de março de 2009 | 10:12

Reprovação a Congresso bate 37%, segundo DataFolha

Alvo de escândalos recentes que envolveram castelo no interior de Minas, mansão “escondida” da Justiça e pagamento de horas extras durante as férias, o Congresso Nacional viu sua reprovação atingir 37%, segundo pesquisa Datafolha.

O índice dos brasileiros que consideram ruim ou péssimo o desempenho dos 594 deputados federais e senadores subiu seis pontos percentuais em comparação com a pesquisa anterior, de novembro de 2008. Avaliam o trabalho do Legislativo como ótimo ou bom 16%.

A atual rejeição à Câmara e ao Senado ainda é oito pontos percentuais menor do que o ápice negativo atingido nesta legislatura (2007-2011), de 45%, em novembro de 2007. Na época, o então presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), enfrentava a denúncia de ter tido contas pessoais pagas por um lobista. Ele renunciou um mês depois.

A maior rejeição ao desempenho do Legislativo medida pelo Datafolha aconteceu em novembro de 1993 – 56% de “ruim/ péssimo”-, durante o escândalo dos anões do Orçamento, quando dez congressista perderam o mandato. Informações da Folha.

Comentários