23 de março de 2009 | 09:38

Dilma começa a articular aliança com o bloquinho

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), já começou a articular sua candidatura presidencial com os partidos de esquerda que formam o “bloquinho” (PC do B, PSB e PDT). Nas conversas, Dilma tem afirmado que, apesar de valorizar a aliança com o PMDB, pretende reagrupar os parceiros históricos do PT.

A ministra tem dito a estes partidos que seu destino político depende do êxito do governo Lula. Ela teria comentado, em café da manhã com dirigentes do PC do B, no dia 5, que quer continuar a obra de Lula, mas que será difícil sem ele. O argumento oficial para essas reuniões é aproximar mais os partidos de esquerda do Planalto. O PSB do deputado Ciro Gomes (CE), por exemplo, é um dos que mais reclamam do “esquecimento” do governo.

Integrantes do PSB e do PDT afirmam que uma eleição muito polarizada logo no primeiro turno entre Dilma e um candidato do PSDB – provavelmente o governador de São Paulo, José Serra – pode derrotar a chefe da Casa Civil. Por esse diagnóstico, o cenário ideal contemplaria o lançamento de pelo menos dois concorrentes de partidos da base, com a união dos governistas na segunda rodada. Informações do Estadão.

Comentários