19 de janeiro de 2009 | 20:16

Câmara: DEM recua e aceita levar a plenário decisão sobre eleição à presidência

Por Rafael Rodrigues

O presidente interino da Câmara Municipal, vereador Paulo Magalhães Jr. (DEM), atendeu hoje à pressão dos vereadores da oposição e de parte da bancada governista para levar a plenário, no próximo dia 3 de fevereiro, a decisão sobre a realização ou não de nova eleição para a presidência, que passou a ocupar desde a renúncia do vereador Alfredo Mangueira (PMDB).
 
A decisão foi anunciada por Magalhães Jr. logo depois de uma reunião com as lideranças partidárias e representou um recuo significativo na proposta de seu partido, que pretendia só tomar uma decisão após a entrega de um parecer a respeito da sucessão por parte da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal, o que é aguardado para esta sexta-feira.

No início da reunião, os vereadores que defendiam a tese de que o plenário decidisse o assunto lutavam para marcar uma sessão extraordinária, mas como o regimento prevê uma espera de 10 dias úteis a partir da aprovação da convocação, tornou-se inviável promover a reunião da Câmara antes de fevereiro, quando o Legislativo sai oficialmente do recesso.

Segundo Magalhães, a mesa diretora ainda espera o parecer da Procuradoria. A consulta ao plenário serviria para decidir em cima do que o Jurídico sugerir. Vereadores como Gilberto José (PDT), primeiro vice-presidente, ressaltaram a importância do parecer da Procuradoria. Eles alegam que, se houver brechas para que a Justiça possa intervir, poderá acontecer um desgaste similar ao que houve com a verba indenizatória.

A criação do expediente foi aprovada pelos vereadores, mas condenada pelo Judiciário.

Comentários