08 de novembro de 2008 | 12:09

EXCLUSIVO: PT pode lançar candidato a presidente da Câmara Municipal

Por Raul Monteiro

O PT pode ter candidato a presidente da Câmara Municipal contra o nome eventualmente apoiado pelo prefeito João Henrique (PMDB). A figura mais lembrada no partido até o momento é o vereador eleito Gilmar Santiago, que foi secretário de Governo do prefeito na época em que o PT fez parte da administração.

Santiago é ligado ao deputado federal Walter Pinheiro, que o indicou ao governo e depois disputou e perdeu para o prefeito as eleições municipais. Apesar da disposição demonstrada pelo vereador para disputar, o PT está dividido com relação à idéia de se colocar com um “anti-candidato”.

Isto porque, com seis vereadores eleitos, o partido só tem o apoio “potencial” de legendas como o PCdoB, PSB e PPS, que juntas somam mais cinco votos, o que significa que só teria condição de fazer o próximo presidente se houvesse um racha na bancada governista, que hoje detém maioria na Casa.

Uma ala do partido, representada por vereadores como Wania Galvão, atual presidente do PT municipal, acha, por exemplo, que a legenda poderia negociar apoio a uma chapa encabeçada por um candidato governista com que “a esqueda” na Casa tenha histórico de boas relações.

Na prática, o critério estabelecido por Galvão representa uma exclusão clara ao nome do vereador Alfredo Mangueira, do PMDB, dono da candidatura até o momento mais sólida para a sucessão do atual presidente, vereador Valdenor Cardoso (PTC). Por este motivo, a tese da candidatura própria à presidência no PT tende a crescer.

Comentários