08 de novembro de 2008 | 12:08

EXCLUSIVO: João Henrique já avisou à bancada que deseja aliado na presidência

Apesar de não querer fazer da sucessão à presidência da Câmara Municipal um cavalo de batalha, o prefeito João Henrique (PMDB) já avisou à bancada governista que pretende eleger o próximo presidente da Casa exatamente para não correr riscos desnecessários na relação com o Legislativo nos primeiros dois anos de seu segundo mandato.

Hoje, a coordenação política do prefeito avalia que apenas por sorte a Câmara não virou mais um fator de desestabilização para os seus primeiros e conturbados anos à frente da Prefeitura. Inexperiente, João Henrique vacilou na articulação com a Casa e deu Valdenor Cardoso (PTC) na presidência.

Apesar de ter sido eleito de forma independente do Executivo, com o aval, inclusive, de caciques importantes do PFL à época, como o falecido senador ACM, Valdenor evitou colocar o Legislativo na linha de oposição ao Thomé de Souza até se transformar definitivamente em importante aliado do prefeito na Casa nos últimos anos.

“João Henrique teve realmente muita sorte por a Câmara ter eleito uma figura como Valdenor Cardoso, mas hoje, com maioria e cacifado pelas urnas, o prefeito não pode mais deixar o processo correr sem um mínimo de articulação, como foi no passado”, diz um secretário de João Henrique. (Raul Monteiro)

Comentários