29 de setembro de 2008 | 15:26

EXCLUSIVO: Geddel promete auditoria no Ibope em mais uma estratégia para vacinar público contra resultado de próxima pesquisa

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, disse há pouco ao jornalista Ricardo Noblat, de Brasília, que o PMDB baiano vai pedir uma auditoria nas pesquisas do Ibope.

“Não é possível que resultados de pesquisas do Ibope comecem a circular antes mesmo de elas serem aplicadas. E que os resultados que circulam se confirmem mais tarde”, disse Geddel.

A maior preocupação do PMDB é com um anunciado crescimento do candidato do PT a prefeito, Walter Pinheiro. Segundo comentários, ele teria assumido o segundo lugar.

Desde ontem, o PMDB busca criar uma vacina no eleitorado e na opinião pública contra o resultado do próximo Ibope, que, segundo antecipado na semana passada pelo Política Livre (ver nota), será divulgado logo mais à noite na TV Bahia.

Ao chegar ontem para o debate da TV Itapoan, o prefeito João Henrique deu uma desqualificada na próxima pesquisa do instituto, mesma estratégia usada hoje pela manhã, através de sua assessoria, pelo presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima.

O Política Livre apurou que o ministro está indignado com o Ibope desde a pesquisa anterior, em que o prefeito apareceu em quarto lugar. O problema é que na sondagem passada, à tarde, os números, exatamente como divulgados à noite, chegaram a Geddel.

Irritado, o ministro ligou para a direção do instituto e protestou, mas não houve reação. Hoje, em O Globo, o candidato do PV a prefeito do Rio, Fernando Gabeira, acusa o instituto de manipular dados em sua sede em Salvador (ver nota).

Os números apresentados pelo Ibope sobre a sucessão carioca teriam prejudicado a escolha de Gabeira para conceder uma entrevista na retransmissora da Globo. “Acho que o Gabeira tem razão”, disse Geddel a Noblat.

Comentários