02 de maio de 2008 | 11:08

Lula cria conselho político com PMDB influenciado por caso de Salvador

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, vai integrar o conselho permanente de consultas políticas anunciado por Lula, em reunião na última quarta-feira, com a cúpula do PMDB. Após declarar reservadamente, segundo o blog de Josias de Souza, da Folha de S. Paulo, que considera um erro estratégico o rompimento do PT com o prefeito João Henrique em Salvador, Lula teria decidido criar o conselho para se manter mais próximo do PMDB.

O objetivo do presidente é segurar os peemedebistas na base aliada para a disputa das eleições de 2010. Lula temeria um acirramento na relação do partido com o governo, o que inviabilizaria uma unidade na sucessão de 2010, tanto na presidência da República como nos Estados. Na reunião de anteontem, O PMDB teria deixado clara toda a sua insatisfação com relação às desavenças regionais.

O principal questionamento foi sobre o que o partido ganha nas disputas regionais compondo a articulação política nacional. Os peemedebistas teriam lembrado a Lula da situação de Salvador, onde o PT abandonou o governo do prefeito João Henrique para lançar candidatura própria, lançou quatro pré-candidatos, mas nenhum, segundo eles, com grande apelo popular. Formarão o conselho também Nelson Jobim, ministro da Defesa, o deputado federal Michel Temer (SP), presidente nacional do PMDB, e o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).

Comentários