06 de maio de 2008 | 17:40

EXCLUSIVO: Torcida por Pelegrino cresce em setores do PMDB, onde já se fala na hipótese de ele receber apoio do partido num eventual segundo turno

walter-pinheiro.jpgO deputado federal Nelson Pelegrino ganhou uma inesperada torcida em favor da escolha de seu nome como pré-candidato do PT a prefeito de Salvador. Sem organização, os membros do grupo não têm influência nenhuma em seu partido e deixam claro que se movimentam mais por ressentimento a seu principal adversário do que por amor a Pelegrino.

O time é formado por peemedebistas que não perdoam o fato de o PT ter prometido até o fim que apoiaria a reeleição de João Henrique (PMDB), mas, na última hora, ter decidido lançar candidato próprio. Mesmo não vendo em Pelegrino “nada de excepcional”, seu conceito cresce entre eles na mesma medida que o de outro eminente político petista, Walter Pinheiro (foto), cai.

Fácil explicar: maior concorrente de Pelegrino na disputa pela candidatura no PT, Pinheiro é apoiado pelo grupo petista que os peemedebistas encaram como traidores da aliança com o PMDB, no qual pontuam o presidente estadual da legenda, Jonas Paulo, e sua maior representante municipal, a vereadora Vânia Galvão.

O nível de irritação com Pinheiro é tão grande em determinados setores do PMDB que, a muito custo, a pedido deste Política Livre, quando aceitam avaliar um eventual cenário de segundo turno sem a presença do prefeito João Henrique, eles dizem abertamente que preferem apoiar como alternativa o nome de Pelegrino ao de Pinheiro.

“Num quadro destes, embora ache que não tem quem tire João Henrique do segundo turno, seria melhor apoiar Pelegrino do que Pinheiro, que é uma figura que a história recente de Salvador mostrou que não tem palavra”, reage o vereador Batista Neves (PMDB), referindo-se a informações de que Pinheiro sempre fez o discurso de que não seria candidato no PT.

Comentários