12 de maio de 2008 | 15:29

Entidades divulgam nota classificando vaias a Geddel de “covardes”

Uma nota pública repudiando as vaias “covardemente” dirigidas ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, durante o lançamento do PAC do Cacau em Ilhéus foi divulgada hoje por dez entidades da região cacaueira. A nota classifica Geddel como “um dos principais agentes políticos” do Brasil e acusa “setores já claramente identificados da política regional” de orquestrar a vaia em nome de “querelas políticas menores, as quais repudiamos em nome do desenvolvimento econômico da região”. Há entre os signatários de sindicatos de rodoviários a radialistas e até padeiros e entidades representativas do comércio, da indústria e até da cultura afro. Abaixo, publicamos a íntegra da nota: 
 
“NOTA PÚBLICA
 
Nós, abaixo subscritos, vimos a público agradecer e parabenizar o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, a Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, e demais autoridades, pelos esforços envidados em tornar realidade o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC do Cacau, e o Porto Sul, que, certamente, serão os instrumentos de soerguimento de Ilhéus e de toda a região cacaueira.
A sociedade civil organizada agradece também pela possibilidade da participação popular na assinatura do PAC do Cacau, evento que propiciou no último dia 09, na praça da Catedral, uma grande homenagem a todos aqueles que contribuíram com esforços para esta feliz realidade.
 
As entidades abaixo assinadas não poderiam deixar de repudiar veementemente apenas um fato que manchou de forma mesquinha o evento, que, com toda certeza entrará para a história como o início da reorganização econômica do sul da Bahia. Nós referimos as vaias sofridas covardemente pelo Ministro Geddel Vieira Lima, o qual reconhecemos como um dos principais agentes políticos deste País e uma honra para o Estado da Bahia.
 
Geddel, ainda como deputado federal, foi quem conseguiu, por parte da Ceplac, o reconhecimento de que os primeiros pacotes tecnológicos de combate a vassoura-de-bruxa foram equivocados, fato que gerou a responsabilidade do Estado brasileiro em buscar saídas para tentar reparar o mal acometido aos produtores de cacau.
Geddel, já como Ministro da Integração Nacional, foi o articulador do envolvimento do FNE (Fundo do Nordeste) com a realização do PAC do Cacau, permitindo assim a garantia de uma fonte de financiamento já definida para o programa.
 
Mesmo com todas as suas ações em favor da cacauicultura, o Ministro foi alvo de uma vaia orquestrada por setores já claramente identificados da política regional, no intuito de trazer para Ilhéus querelas políticas menores, as quais repudiamos em nome do desenvolvimento econômico da região.
 
O município de Ilhéus, através de seus munícipes, é reconhecido internacionalmente por sua hospitalidade e também por saber tratar dignamente todos seus visitantes. Ressaltamos que Geddel Vieira é e sempre será bem-vindo e bem quisto no meio de nossa sociedade, e o conclamamos para que continue sendo um dos timoneiros do nosso desenvolvimento.
 
UNIÃO GERAL DO TRABALHADORES
FORÇA SINDICAL SUL-BAHIA
ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ILHÉUS
CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS DE ILHÉUS
SINDICATO DOS RODOVIÁRIOS DE ILHÉUS
SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ILHÉUS
SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES DE ILHÉUS E ITABUNA
ASSOCIAÇÃO DE TURISMO DE ILHÉUS
SINDICATO DOS PADEIROS DE ILHÉUS/ITABUNA
CONSELHO DAS ENTIDADES AFRO-CULTURAIS DE ILHÉUS
SINDICATO DOS RADIALISTAS DE ILHÉUS” 

Comentários