26 de outubro de 2007 | 10:38

PCdoB dividido em relação ao prefeito João Henrique

O PCdoB pode estar tão dividido quanto o PT em relação à sucessão municipal. Assim como no PT, há entre os comunistas aqueles que querem permanecer ao lado do prefeito João Henrique (PMDB) – com cargos na administração. E aqueles outros que querem entregar os anéis para não perder os dedos e poder disputar a Prefeitura.

Ontem, dia seguinte ao primeiro princípio de confronto público entre peemedebistas e comunistas a cerca da postura do partido com relação ao prefeito, o secretário municipal de Educação, Ney Campelo, fez questão de almoçar com João Henrique, no Palácio Thomé de Souza. Comunista de quatro costados, Campelo foi colocado na pasta pelo PCdoB.

Substituiu a vereadora Olívia Santana, pré-candidatada comunista à Prefeitura e pivô dos primeiros desentendimentos entre os comunistas e o partido do prefeito. Durante o encontro, o secretário teria dito a João Henrique que a idéia da candidatura do PCdoB é um “desejo pessoal” de Olívia. Portanto, sem lastro partidário.

Marcando bem a divisão no partido, Campelo teria prometido, inclusive, procurar o presidente do PCdoB, Péricles de Souza, para arbitrar uma solução na legenda. Um sinal de que, assim como no PT, no PCdoB o dilema entre a independência e a participação na administração é mais profundo do que aparenta.

Comentários